Foto-Síntese
Passe o cursor sobre as fotos para ler descrição e insights paralelos ou ver slide-shows. Clique para ver em modo expandido ou abrir links.

A Arte-Fotografia
em leituras multidimensionais rumo à Síntese . . .
. . . continua nesta nona página. Caso esteja a aceder a esta sem nunca ter passado pela primeira página, sugiro que o faça, para ter uma visão do tipo de abordagem que faço aqui, como ela se enquadra e sincroniza na expressão de maria tudo e para aceder à continuidade de fluxo desde o seu início, em Novembro / Dezembro 2014.
Use os botões numéricos à direita do título para aceder às dez páginas deste Círculo 10.
| 6 Jan
I.M.possible
Future
Ryal Council

. . . . em 17 Dezembro, o recorte encontrado debaixo do tapete da sala, que remeteu para a mensagem (5 Dez.) onde "Desert" se salientou . . .

. . . em 6 Janeiro, o vaso cipreste tombou, soltando imensas sementes pelo chão . . . A "Boca de Leão" semeada em 2021-2022 não triunfou - o Leão ainda não rugiu, mas não faltam novas sementes de elevação no solo do Deserto . . .
| 9 Jan
Retorno...

Hoje era URgente ir LÁ estar LÁ À chegada, demasiadas pessoas. À partida, ninguém. O espaço esvaziou-se, para poder ser preenchido com o Som necessário. Esse é o Deserto que importa e impera, em pleno oceano aceso. LÁ, o Concelho reúne-se em esferas internas.
| 11 Jan
Entre...

Vestir-me de branco como base, que é frequente, hoje chamou as meias BR111 (marca de roupa e rodovia brasileiras), que é raro. Após fotografar, notei a sincronia com a data e hora - IMG_20230111_11. Mas antes, senti o que enviei aos filhos: Haja Ordem e Progresso da Origem e Destino desta Nação . . . acima da polarização entre a 'ordem institucional' vigente e a 'ordem global' pretendente.
Kin eYe
Keen
| 17 Jan

eYe

see

you

. Eles são uma comunhão em visitas internas. Na última vez, há cerca de um mês, só vi a parte de trás da cauda de um deles a nadar energicamente, bem ao nível dos meus OLHOS, num convite: "Vem daí, segue-me!" .

. Uma imagem rectangular que guardei há uns 15 anos e já esteve em vários lugares em casa. Passou a quadrado num azulejo da área do banho. Ontem, ao descolá-la, ficou danificada nos 4 cantos e quase a descartei, mas não pude . . . Restava-me a forma circular, que em surpresa colocou o OLHO ao centro. Trouxe-a para o meu Posto, onde o teclado BR, que persiste há 25 anos, ganhou renovado sentido em sintonia. Alegre InSight! .

. Eles são uma comunhão em visitas internas. Na última vez, há cerca de um mês, só vi a parte de trás da cauda de um deles a nadar energicamente, bem ao nível dos meus OLHOS, num convite: "Vem daí, segue-me!" .

so

do

eYe
| Fevereiro
Nascimento Feminino
| 25 Mar
Dia do Nascimento

. Dia de aniversário. Acordada antes do nascer do sol. Descida à praia, primeiros raios solares, pés no mar. Sensação de ausente em Presença . . . .

. Na descida, esta etiqueta colada deteve a minha atenção . . . traduziu-me quase na perfeição . . . nas minhas notas verbais que se dissolvem, permanecendo as Notas do Som que emito, da noite para o dia, em códigos mistério de sincronia e síntese onírica-vigil . . . Ghostly indeed . . . .

. Dia de aniversário. Acordada antes do nascer do sol. Descida à praia, primeiros raios solares, pés no mar. Sensação de ausente em Presença . . . .
| 30 Abr
Dia sim..................Dia não
após Dia da...REvolução?
Paz ao Reino da Terra
clicar na foto de trás por último
para ver em modo expandido

29 Abril Neste dia, aqui sentada a ver-ouvir um vídeo natura-musical contendo uma reverente presença humana em comunhão florestal, o meu olhar captou a combinação entre esse ambiente no ecrã e o meu quadro por detrás à direita. Hoje, combinei ainda a papoila vermelha encontrada dias antes noutro lugar mais recatado, não podado . . . Sintonizando e invocando os autênticos Jardineiros do Espaço na Terra ~ Em breve, uma nova mensagem no Blog.

26 Abril Na terra que contorna a praia acima, onde anos atrás se encontravam abundantes flores espontâneas na primavera, neste dia só encontrei este raro tufo de mini flores, oferecendo um mini oásis que não pude deixar de assinalar neste quase deserto, de tão podado, desprovido da bela diversidade sazonal . . .

28 Abril Apenas 2 dias depois, ao passar no mesmo lugar, indignei-me ao ver os 'jardineiros de espaços' com as suas máquinas a arrasarem ainda mais o quase deserto, por decreto. A máquina fez saltar uma pedrinha que veio bater na minha face junto ao olho direito, como que num imperativo para eu interromper aquele acto e entregar uma mensagem questionando aquele cego mandato . . .
| 31 Mai
Divergência Convergente

. Em 15-16 Maio uma viagem familiar às termas de São Pedro do Sul proporcionou uma breve exploração pela região, conduzida pelo irmão, ele, adepto do Geocaching, eu, adepta do silêncio e do verde ali abundantes. O percurso levou-nos a esta ponte, no passado ferrovia, no presente ecovia. Nesta foto que tirei do lado de cá, captei-o a ir.

. Nesta foto que ele tirou do lado de lá, captou-me a vir. Só soube desta foto e me apercebi deste paralelo já em casa, quando trocámos envio de fotos e as vi em conjunto. Hoje, ao dispô-las aqui, recortando parte desta para nivelar as duas, impôs-se dispor os dois pares, apercebendo-me ainda desta outra dupla dimensão.

Entre o IR e o VIR, podemos DIVERGIR, mas não podemos deixar de CONVERGIR, onde transpor a PONTE for um imperativo.

Quando as divergências entre mim e o irmão, família e outros, forem vistas assim, estaremos próximos do DESTINO geodésico central, externa e internamente convergente.
factionlessly divergent
| 25 Jul
Retorno Outro...

Um rio lago Um lago espelho Um espelho união Terra Céu Uma União Silêncio Um Silêncio Paz Uma ilha perene na cimeira Uma pedra profunda na superfície Um toque mistério na Memória Além Terra na Terra Em Presença Verdade da Saudade Retorna ao Centro Portugal Mundo
(legendas PT)
| 31 Ago
Soulful
Joy and Awe
in paradox

2 Agosto - Visita poente à praia da Bafureira

Uma imensa alegria de Verão é contemplar o voo das andorinhas - impossível de fotografar, filmei para capturar . . . fast and playful . . . .

(I found it written there) When the ocean home must be left behind in order to go upstream . . . .

2 Agosto - Visita poente à praia da Bafureira

28 Agosto - Lua nascente quase cheia

Um forte vento poente desenhou nuvens impossíveis . . . . . . fast and slowly insightful . . .

28 Agosto - Lua nascente quase cheia

. 30 Agosto - véspera de evento (link), fui à janela e . . . Evocando a Humanidade à navegação ao Vento . . . passagem inevitável por Portugal . . .
| Setembro
Movimento Estático
na Presença

. 10 Set 2023, em casa Quando o olhar capta um momento, em movimento, e a câmara o regista noutro nível, abrindo o campo, apesar de digitalmente estático . . .

. 28 Set 2023, em casa "Agora que ambos demos à costa sem espinhos, podemos estar próximos, a partir das nossas reveladas semelhanças e singularidades internas."
| Outubro
Que Casa?

. Outubro, maison révision revistas. Este título referia-se a uma menina . . . O desenho de 2012 do filho Afonso, já partilhado aqui em 2016 (pág. 2), agora na moldura preta antiga que resgatei da casa da avó décadas atrás. O convite à entrada da casa externa é indissociável da casa interna. INterna, a Casa da maria-tudo tem sido oferecida no seu espaço virtual, anunciando o Futuro multi-D sem "Virtual Insanity" (link). .

(vê em modo expandido) Todas estas peças surgiram seguidas num mesmo momento. Fez-se um Silêncio. Hoje, só recortei com detalhe e dispus sobre a imagem de fundo.

. Numa só pilha ultrapassam a minha altura. Após folheadas uma a uma, visitando várias salas do Museu Civilizacional, e tendo recolhido o que me cativou noutras oitavas, estão à saída de casa. Mas não há destinatário à vista . . . O contentor de reciclagem de papel não serve. Preferia consumi-las num fogo-de-casa, mais condizente com o mistério do fogo criativo de que têm sido instrumento, sem apego meu ao seu conteúdo literal . . . Também o seu destino pertence ao Mistério . . .

. Outubro, maison révision revistas. Este título referia-se a uma menina . . . O desenho de 2012 do filho Afonso, já partilhado aqui em 2016 (pág. 2), agora na moldura preta antiga que resgatei da casa da avó décadas atrás. O convite à entrada da casa externa é indissociável da casa interna. INterna, a Casa da maria-tudo tem sido oferecida no seu espaço virtual, anunciando o Futuro multi-D sem "Virtual Insanity" (link). .

. Quis mostrar ao filho o detalhe bonito da moldura, mas o flash inverteu o efeito e obscureceu tudo . . . revelando a luz no lugar certo. Fez-se um Silêncio.
| Novembro
Somos Antenas Vivas

. Ainda não sabia se incluiria mais alguma foto aqui, mas fui direita ao arquivo onde se encontrava uma foto que tirei em Novembro de uma página de revista antiga. Este era o destaque no meio da página. Claramente era para incluir aqui. Tudo ficará claro após veres a mensagem no Blog. Brincar é coisa Séria ; ) .
| 31 Dez
"Estás mesmo IMpossível, maria!"

. Última composição do ano pós revisão revistas. Quem me reconhece dentro-fora, sabe que IMpossível é este. E tanto aqui como presencialmente, a reacção implícita é a que escrevi acima. Ninguém precisa de o dizer explicitamente, basta observar como todos mantêm uma distância, 'segura' ou 'secreta', fazendo de conta que não sabem que este é o meu "Presente de Natal" contínuo, em constante e variáveis, testemunhalmente INscrito a tinta [azul], mesmo quando escrito a lápis . . . .

. E este foi o meu Presente-Presença à Família no Natal 2023. A flor que aromatizou o lápis chamou a borboleta da mesma cor. Em cada Bloco-de-Notas de papel reciclado feito por mão própria, escrevi a lápis: "Neste aroma e neste símbolo, escrevo aqui as transformações que quero plantar no Meu Jardim interior-exterior com todo o meu Amor" O que iremos transformar enquanto Família Humana em 2024? .

. Última composição do ano pós revisão revistas. Quem me reconhece dentro-fora, sabe que IMpossível é este. E tanto aqui como presencialmente, a reacção implícita é a que escrevi acima. Ninguém precisa de o dizer explicitamente, basta observar como todos mantêm uma distância, 'segura' ou 'secreta', fazendo de conta que não sabem que este é o meu "Presente de Natal" contínuo, em constante e variáveis, testemunhalmente INscrito a tinta [azul], mesmo quando escrito a lápis . . . .




